Nossa História

Fruto do sonho de anos das próprias lideranças juvenis que percebiam a necessidade evangélica de superar divisões e estruturas mutuamente hostis, mas sem abrir mão das próprias riquezas carismáticas, o Setor Juventude da Diocese de Campo Mourão – PR começou a estruturar-se efetivamente durante a administração pastoral do Bispo Dom Mauro Aparecido dos Santos, que encarregou o jovem José Carlos Klipsten de Mamborê, em meados de 2005, dando início ao diálogo e traçando coletivamente as primeiras linhas de ação em comum para as juventudes católicas, até o ano de 2007.

No ano seguinte, Dom Mauro convidou o jovem Fábio Sexugi, de Peabiru, para que assumisse a coordenação do Setor até 2010, contando com a assessoria do Pe. Ediberto Henrique de Mercena, pároco de Corumbataí do Sul, tendo sido reeleitos durante assembléia geral em 5 de dezembro 2010 (em Peabiru) para a continuação dos trabalhos da até 2013.

Além de reuniões, foram realizados eventos coletivos de evangelização das juventudes, começando pela 1ª Jornada Diocesana da Juventude, realizada nos dias 19 e 20 de julho de 2008, conseguindo reunir centenas de jovens em Farol – PR. O tema/lema desta Jornada foi o mesmo da JMJ em Sidney: “Recebereis a força do Espírito Santo, que virá sobre vós, e sereis minhas testemunhas” (At 1,8).

1ª Jornada Diocesana da Juventude em Farol.
No ano seguinte, a 2ª Jornada Diocesana da Juventude teve vez nas dependências do Colégio Vicentino Santa Cruz, em 19 de julho de 2009, na cidade de Campo Mourão. O tema desenvolvido foi trajetória das pastorais e movimentos juvenis na caminhada dos 50 anos da Diocese de Campo Mourão. A Santa Missa foi presidida pelo Bispo Dom Javier. 


2ª Jornada Diocesana da Juventude em Campo Mourão.
Em 25 de outubro de 2009, Campina da Lagoa sediou o DNJ, no qual os jovens foram encorajados encorajando-os a posicionar-se “Contra o extermínio da juventude, na luta pela vida”. 
DNJ 2009 em Campina da Lagoa.
No ano de 2010, três eventos foram organizados pelo Setor Juventude: a 1ª Gincana de Integração da Juventude, em 11 de abril, na cidade de Peabiru, adotando o tema da Campanha da Fraternidade 2010, sobre economia.
1ª Gincana de Integração da Juventude em Peabiru.
3ª Jornada Diocesana da Juventude, celebrada em 18 de julho de 2010, na cidade de Goioerê. Para este evento, um subsídio com três encontros foi preparado pelo coordenador Sexugi e pela assessora da Pastoral da Juventude, Sandra Bazzanini “Tatá” e enviado aos grupos para que os jovens refletissem previamente o tema: “Unidade na Diversidade” e o lema: “Todos nós formamos um só Corpo.” (1ªCor 12)
Adoração durante a 3ª JDJ em Goioerê.
O Jubileu do Dia Nacional da Juventude (DNJ), em 24 de outubro de 2010, foi celebrado em Araruna, contando com a presença de centenas de jovens, entre os quais os integrantes da Igreja Greco-Católica Ucraniana, que abriram o evento com danças típicas.
Abertura do DNJ 2010 em Araruna.
O ano de 2011 foi intenso para o Setor Juventude, que começou as atividades convidando os grupos para a 2ª Gincana de Integração da Juventude, em 27 de fevereiro, em Rancho Alegre d’Oeste, adotando-se o tema da Campanha da Fraternidade sobre a vida no Planeta. 
Anúncio do resultado da 2ª Gincana em Rancho Alegre.
Em 17 de julho, na cidade de Campina da Lagoa, centenas de jovens participaram da 4ª Jornada Diocesana da Juventude, que repercutiu o tema/lema da JMJ de Madri: “Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé” (Col 2,7). Foi um momento de profunda comunhão e anúncio querigmático. 
Missa da 4ª JDJ em Campina da Lagoa.
E em 30 de outubro, o grande encontrou foi em Barbosa Ferraz, para a celebração do Dia Nacional da Juventude, que abordou a importância da participação feminina na vida da Igreja. 
Marcha do DNJ 2011 em Barbosa Ferraz.
Além destes eventos de massa, os coordenadores diocesanos das juventudes foram convocados para refletir sobre os questionários emitidos pelas comunidades e elaborar três projetos destinados à evangelização da Juventude, os quais, uma vez aprovados pelo Bispo Diocesano, pela CDAE e pela equipe de assessoria, foram inseridos no 19º Plano Diocesano da Ação Evangelizadora. 
Equipe de elaboração dos projetos do 19º PDAE.
Em 20 de novembro, nas dependências do Seminário Menor da Sagrada Família em Peabiru, realizou-se a Assembléia Geral, com a participação de todos os segmentos, na qual se assumiu o compromisso de intensificar a evangelização e estendê-la para as comunidades que ainda não possuem nenhum grupo de nenhuma pastoral.
Assembleia Geral em Peabiru.
E, finalmente, o Setor Juventude realizou, experimentalmente, o Acampamento de Oração e Música dias 26 e 27 de novembro, durante o evento Cristo É Nosso Show, no Parque de Exposições de Campo Mourão.
Acampamento de Oração e Música 2011.
As atividades de 2012 tiveram início em 29 de janeiro, o secretário regional da CNBB, Pe. Mário Spak, fez o lançamento do Projeto Estadual "Rio que Cresce em Nós" em vista da Jornada Mundial da Juventude de 2013. O encontro, que reuniu representantes da maioria das paróquias, realizou-se na Casa de Formação do Lar Paraná, em Campo Mourão.
Lançamento do Projeto "Rio que cresce em nós".
A 3ª Gincana da Juventude, realizada em 19 de fevereiro, em Ubiratã, convidou os jovens a refletirem sobre o tema da Campanha da Fraternidade alusiva à Saúde Pública.


Equipe bicampeã da 3ª Gincana da Juventude em Ubiratã.
  

O Setor Diocesano de Juventude

O Setor Juventude é um espaço da Diocese de Campo Mourão – PR que visa articular, convocar e propor orientações para a Evangelização da Juventude, de modo que se respeite o protagonismo dos jovens, a diversidade dos carismas, a organização e a espiritualidade de todas as pastorais e movimentos juvenis em vista da unidade das forças ao redor de algumas metas e prioridades comuns à luz do 19º Plano Diocesano da Ação Evangelizadora, do documento 85 “Evangelização da Juventude”, das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e Documento de Aparecida.

Em nossa Diocese, o Setor Juventude está ligado ao Bispo Dom Francisco Javier Paredes, tendo o Pe. Ediberto Henrique de Mercena como Assessor diocesano, e o Prof. Fábio Sexugi, como coordenador geral. À coordenação do Setor, também se integram os responsáveis diocesanos por cada expressão juvenil atuante na diocese, que é rica em carismas. Todas as ações do Setor Juventude da Diocese de Campo Mourão acontecem em sintonia com as deliberações da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB.

Constituem o Setor Diocesano de Juventude: Pastoral da Juventude (PJ), RCC – Ministério Jovem, Juventude de Ação Mariana (JAM), Juventude Masculina e Feminina de Schoenstatt (JUMAS e JUFEM), Escolas Vicenciais do Cursilho de Cristantade, Juventude Missionária, Juventude Marial Vicentina e Pastoral do Surdo. São chamados a aderirem às discussões e iniciativas do Setor Juventude também as novas comunidades e outros segmentos eclesiais envolvidos com evangelização juvenil.

A atuação do Setor Juventude tem favorecido o diálogo entre os segmentos, a partir de reuniões conjuntas, reflexões comuns e atividades assumidas coletivamente, em especial os eventos com caráter de massa que, na Diocese de Campo Mourão, são três: Gincana da Juventude, Jornada Diocesana da Juventude e DNJ.

Cada experiência de evangelização juvenil mantém sua própria organização e atividades específicas, co-assumindo também a responsabilidade pelos eventos destinados a todos os jovens cristãos católicos da região.

A diversidade carismática da juventude é considerada uma riqueza e deve ser conhecida e valorizada cada vez mais.


As metas do Setor Juventude da Diocese de Campo Mourão

Durante Assembléia Geral em novembro de 2011, os líderes juvenis reunidos assumiram o compromisso de:

  • Favorecer o anúncio da Pessoa e do Projeto do Jovem de Nazaré;
  • Ser expressão eclesial e social da diversidade juvenil;
  • Fortalecer e ampliar a ação evangelizadora da Igreja;
  • Favorecer a integração e o diálogo entre os segmentos juvenis da Diocese;
  • Dinamizar as atividades comuns para a evangelização, considerando as necessidades da Diocese de Campo Mourão e as especificidades de cada segmento juvenil.