Eventos

Uma das finalidades do Setor Juventude de Campo Mourão, à luz do Documento 85 da CNBB e do 19º Plano Diocesano da Ação Evangelizadora (PDAE), é a realização de eventos de massa, nos quais jovens de diferentes expressões juvenis possam celebrar coletivamente, mantendo suas próprias características carismáticas.

153. Os “eventos de massa” mais conhecidos são as Jornadas Mundiais da Juventude convocadas pelo papa de dois em dois anos e que reúnem jovens provenientes de todas as regiões do mundo. No Brasil, desde 1986, realiza-se o Dia Nacional da Juventude, que, em lugares variados, mobiliza mais de um milhão de jovens a cada ano. Em nível local, há uma variedade de eventos. Alguns deles são promovidos pelos movimentos como, por exemplo, os que são realizados pelos Focolares e pela Renovação Carismática Católica. Os eventos de massa têm metodologia variada: celebrações, pregações, testemunhos, teatros, caminhadas, romarias, oficinas, gincanas, conjuntos musicais, trios elétricos, palestras. (CNBB, Doc. 85)

Em vista disso, são realizados anualmente três eventos massivos:

1)    GINCANA DA JUVENTUDE – Sua finalidade é congregar fraternalmente os grupos juvenis da Diocese de Campo Mourão e dar impulso às discussões propostas pela Campanha da Fraternidade. Na ocasião, os jovens são convidados a participar da Celebração Eucarística, e fazem apresentações de teatro, música e dança, além de provas que testam o conhecimento bíblico dos participantes. Em 2012, realizou-se a 3ª Gincana da Juventude em 19 de fevereiro, na cidade de Ubiratã.


2)   JORNADA DIOCESANA DA JUVENTUDE (JDJ) – Trata-se de um encontro, realizado tradicionalmente no início das férias de inverno, no qual os jovens das diversas comunidades se reúnem para a Sagrada Liturgia, a Adoração Eucarística, além de receberem catequeses conduzidas por jovens sobre temas alusivos ao anúncio da Pessoa e do Projeto de Jesus Cristo. O evento tem um caráter de anúncio querigmático. A Diocese de Campo Mourão é pioneira no Estado do Paraná na realização de Jornadas Diocesanas. A 5ª Gincana da Juventude será realizada em 1º de julho de 2012, em Terra Boa.


3)     DIA NACIONAL DA JUVENTUDE (DNJ) – Realizado sempre no último domingo de outubro, o Dia Nacional da Juventude é um evento festivo na qual se celebra a vida do Jovem e se discutem problemáticas sociais relevantes no cotidiano dos jovens brasileiros. Além da Santa Missa, apresentações de música e a realização de passeatas marcam este dia. Em 2012, o DNJ será celebrado em Juranda, no domingo, 28 de outubro.

Por outro lado, o Doc. 85 da CNBB chamam a atenção para outro fator importante:

154. Não se pode cair na tentação de reduzir a evangelização da juventude unicamente a eventos massivos. Quando estes eventos não estão ligados a um acompanhamento sistemático de educação na fé, os efeitos duram pouco. Há necessidade de envolver os pequenos grupos na fase anterior e posterior para garantir que os eventos de massa se integrem num processo contínuo de educação na fé. (CNBB, Doc. 85)

Assim, para integrar as atividades do 19º PDAE, o Setor Juventude julgou necessária a criação de uma Escola de Formação de Líderes/Assessores, de modo que não faltem jovens capacitados nas comunidades que possam acompanhar os grupos que já existem e empenhar-se na fundação de espaços destinados à evangelização juvenil nas comunidades que ainda não os possua.

Esta Escola de Formação será dividida em quatro etapas de formação, cada qual conduzida por um profissional especialista em áreas relativas à liderança cristã. Cinco jovens de cada paróquia participarão deste acompanhamento.