Semana Missionária 2013

Saiba mais informações sobre a participação de jovens estrangeiros.

5ª Jornada Diocesana da Juventude.

Confira as fotos da 5ª JDJ em Terra Boa.

Campanha da Fraternidade 2013.

Cartaz é divulgado pela CNBB.

Escola Diocesana de Líderes

Setor Juventude realiza capacitação para as juventudes com especialistas.

Camiseta Oficial

Camisetas da delegação da Diocese para a JMJ já estão prontas.

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Jovens de Nova Cantu acolhem a Cruz da JDJ

Na última sexta-feira, 27, os jovens do grupo JUAC da Pastoral da Juventude da Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Nova Cantu, recepcionaram os Símbolos da 5ª Jornada Diocesana da Juventude, que acontecerá dia 1º de julho em Terra Boa. Uma Missa Solene de acolhida foi presidida pelo pároco Pe. Luiz da Silva Andrade, com a participação ativa da juventude e da comunidade.








Fotos e informações: http://www.diocesecampomourao.com.br

domingo, 29 de abril de 2012

Peabiru sedia o 2º Encontro da Juventude Cerioliana no feriadão


A Congregação da Sagrada Família de Bérgamo está realizando neste feriado prolongado em Peabiru o 2º Encontro Nacional da Juventude Cerioliana (JUCE), reunindo no Instituto São José centenas de jovens, de diversas pastorais e movimentos, provenientes das paróquias assistidas pelos padres que dão continuidade ao carisma de Santa Paula Elisabete Cerioli, jovem que soube amar a Deus servindo os mais empobrecidos. O lema do evento, a propósito, é um questionamento feito pela própria santa: "Senhor, o que queres que eu faça?”

Entre as atividades, está a limpeza dos ambientes pelos próprios jovens.

O check in dos participantes de Jandira (SP), Itapevi (SP), Assai (PR), Curitiba (PR), Montes Claros (MG), Serrinha (BA) e da paróquia anfritriã de Peabiru aconteceu entre fogos de artifícios e festa na tarde de sábado. Após palestras e trabalhos em grupos, uma divertida Festa da Amizade foi realizada no Salão Paroquial.

No domingo, os jovens acordaram cedo e participaram de uma gincana. À tarde, o Prof. João Francisco Kasecker – consultor de empresas e palestrante motivacional – conduziu uma reflexão instigando a juventude a ocupar com dinamismo seu espaço na sociedade. E, logo mais às 19h30, Pe. Roberto Maver, Superior Regional da Sagrada Família no Brasil, presidirá a Santa Missa com a comunidade. No entanto, as atividades não encerram por aí: a Pastoral da Juventude de Peabiru reapresentará, logo após a Santa Missa, o Auto da Via Sacra, no Ginásio de Esportes.

Adoração Eucarística: momento de profunda espiritualidade.

De acordo com um dos idealizadores do encontro, Pe. Adriano da Levedove – CSF, a finalidade do JUCE é "estreitar os laços de amizade, sonhos e esperanças". Para ele, "o futuro de nossa Igreja está dentro de cada um que veio com muita disponibilidade participar desse encontro".

Congresso Diocesano da Juventude Carismática é realizado em Campo Mourão

O Ministério Jovem da RCC promoveu neste final de semana o Congresso Diocesano da Juventude Carismática, à luz do tema: "Sentinelas Amigos de Deus", reunindo mais de 150 jovens das diversas paróquias. O evento, que teve início no sábado, 28 de abril, contou com um Luau Sertanejo, animado pela dupla Émerson e André, de Guarapuava.

A oração foi um dos pontos altos do congresso.
No domingo, o pregador Paulo Batista, de Foz do Iguaçu, e o coordenador diocesano do MJ, Reinaldo Batista, conduziram diversas catequeses, nas quais os jovens foram convidados a responder com coragem e coerência ao próprio chamado e a serem modelos para o seu grupo. 

Paulo Batista falando sobre a santidade.
 Uma Missa de Envio foi presidida pelo Bispo Diocesano Dom Francisco Javier no final do congresso.

Capela do Centro Diocesano de Formação Dom Eliseu.

terça-feira, 24 de abril de 2012

Símbolos da Jornada Diocesana visitam Roncador

A Cruz da Juventude, o Ícone de Nossa Senhora e a foto da Beata Chiara Luce foram conduzidos à paróquia São Pedro de Roncador, no domingo (22). Houve a recepção e, à noite, a celebração eucarística com a comunidade. 

Os símbolos da 5ª Jornada Diocesana da Juventude permanecem em Roncador até sexta-feira, 27 de abril, quando serão levados até Nova Cantu.

Símbolos da 5ª JDJ
Pe. José Gonçalves de Almeida, pároco
Grupo de Jovens de Roncador
Ministério de Música

Conheço uma santa

Era uma tarde fria de sábado de 2005. Eu era coordenador paroquial da PJ em Peabiru. Seguíamos de busão – uns amigos de Araruna e eu – para Campina da Lagoa, onde aconteceria uma formação. Do encontro em si, para ser sincero, não lembro muita coisa: só sei que fiz uns amigos da PJMP de Paranavaí (com quem compartilhei boas piadas) e só. Nem sequer o tema me vem à memória. Isso, porém, pouco importa, porque, naquele dia, o que me marcou mesmo para sempre foi uma imagem que vi da janela do ônibus ainda a caminho de Campina: uma mocinha franzina, encolhida de frio, às margens da rodovia, à espera de mais uma carona.

Ana com a equipe de elaboração dos projetos da prioridade "Juventude".
“Ela também tá indo pro encontro”, disse alguém que seguia conosco e que conhecia Ana de Oliveira, então coordenadora da PJ de Barbosa Ferraz, uma santa de carne e osso que tenho o privilégio de ter conhecido naquele dia e que me serve de exemplo desde então. “Que coragem! Ela pegou três caronas pra chegar até aqui”, era o pensamento recorrente na minha cabeça durante aquele final de semana. Uma menina magrinha e pequena, mas com grandes ideais e com uma força de vontade e com uma simplicidade ímpar que me impressionaram muito.

Depois daquele dia, aos poucos, fui entendendo que a força e a humildade da Ana, que continuamente me impactam, vêm da sua amizade íntima e verdadeira com Jesus. Isso se confirmou para mim em meados de 2010, quando ela foi diagnosticada com uma enfermidade progressiva e severa que a impossibilitava, já naquela época, de, por exemplo, fazer alguns movimentos e que vem lhe causando até hoje dores agudas. Nem isso, contudo, lhe privava do seu compromisso como coordenadora da juventude, cujas atribuições cumpriu, mesmo nas suas limitações físicas, até o final da sua investidura. Para se ter uma ideia, só no finalzinho de uma reunião, em Campo Mourão, é que a Ana me confidenciou que estava suportando calada uma dor forte desde o início do encontro e que as viagens que fazia desde Barbosa estavam cada vez mais difíceis de aguentar, dado o seu estado físico.

Mesmo doente, Ana sempre acompanhou com carinho e atenção os trabalhos da sua pastoral, seja enviando cartas às bases, nas quais não poupava cobranças quando estas eram necessárias, seja na coautoria dos projetos da prioridade “Juventude” do 19º Plano Diocesano da Ação Evangelizadora, seja ainda telefonando para os coordenadores paroquiais tentando seguir de perto um rebanho que – ela sabia – não era seu. Detalhe: ela não tinha telefone nem internet e se virava nos trinta para dar conta do recado. Só quem cultiva uma amizade tão profunda com Jesus, só quem ama a juventude pra valer sabe fazer essas proezas com tão pouco. A Ana sabe.

1ª Gincana da Juventude em Peabiru - 2010
Outra coisa que ela nos ensina é que não se deve tirar vantagens do cargo de coordenador. Ao contrário, quem faz a experiência que Ana fez com Cristo entende que o verdadeiro líder tem pouco de status e muito de empenho, de oração, de suor, de preocupação, de frustrações, de presença, de lágrimas, de missas, de garra e, sobretudo, de serviço e doação. E não é nada fácil ser assim quando, no nosso meio, prosperam os que preferem atuar como maria-vai-com-as-outras, atiradores-de-pedras, jogadores-de-água-fria, amigos-dupla-face... Ana, ao contrário, é mestra – e aqui reside uma outra dimensão da sua santidade – em manter-se à parte deste grupo que atrasa a construção do Reino de Deus, permanecendo fiel à sua consciência, ao seu Senhor e ao seu serviço.

Profundamente mariana – eis outra marca da sua beatitude –, Ana me revelou uma vez, numa reunião de coordenadores, uma visão que tivera: sonhou que uma multidão lhe esperava do lado de fora da Igreja e que ela lhes trazia lá de dentro uma imagem da Mãe Peregrina e a apresentava ao povo como um troféu desejado. Lucidamente, ela já entendia a visão profética que lhe foi revelada: só é discípulo realmente de Jesus, como Maria, quem se atreve, apesar das dificuldades e das tentações do comodismo, a levar sua mensagem também para fora da Igreja, aonde mais se precisa da sua presença transformadora. É fácil demais ser santo durante missa. Manter a coerência com o Evangelho no trabalho, na correria do dia-a-dia, nas tribulações da vida é que são elas. A Ana, posso testemunhar-lhes, tem conseguido isso.

Ela também pertence ao Movimento de Schoenstatt, à Pastoral da Saúde e é Ministra da Eucaristia: serviço que desempenha com profunda reverência e fervor. Mas seu coração bate forte mesmo é pela Juventude. Por isso, peço aos jovens, tanto aos que a conhecem pessoalmente quanto aos que estão tomando ciência da sua experiência agora, e a todas as pessoas de boa vontade que nos unamos em oração pela vida da Ana, desta “santa de calça jeans” que tem sido uma bênção na vida de tanta gente, e por meio de quem muitos jovens têm conhecido e amado Jesus. Neste tempo de preparação à 5ª Jornada Diocesana da Juventude – evento no qual a Ana gostaria muito de estar presente, já que é uma grande incentivadora do Setor Juventude –, unamo-nos como irmãos e peçamos a Deus, pela poderosa intercessão da Beata Chiara Luce, jovem provada na dor, e de Nossa Senhora, sempre Jovem, pela recuperação de sua saúde, que não anda nada bem.

Os grupos de jovens de Barbosa Ferraz nos propõem uma vigília de oração, neste domingo, 29 de maio, a partir das 19h30. Mas, ainda que neste horário não seja possível, que cada um se coloque em atitude de súplica, no grupo, na Santa Missa ou no silêncio do próprio quarto, e peça por ela, que se casou no ano passado com o Sandrinho e que está vivendo uma outra etapa da vida, depois de ter se dedicado inteiramente à evangelização juvenil.

A vida da Ana é um dom precioso com o qual Deus quis nos enriquecer, pelo seu testemunho de vida. Ana é uma santa como tantos outros que, anonimamente, consagram a viçosidade da juventude às coisas de Deus, ao serviço da Igreja, pelo bem de outros jovens.

A santidade não se limita à glória estática dos altares, mas caminha viva ao nosso lado.

Sou um privilegiado. Conheço uma santa...

Força, Santa Ana!

Fábio Sexugi

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Celebração Juvenil de acolhida da Cruz, do Ícone de Maria e da foto de Chiara Luce nas comunidades

Para facilitar a chegada nas comunidades a visita da Cruz da Juventude, do Ícone de Nossa Senhora e da foto de Chiara Luce nas comunidades, o Setor Juventude divulgou no mês passado um subsídio com textos referentes à temática "Alegrai-vos sempre no Senhor!" (Fl 4,4), o subsídio traz ainda um roteiro de celebração jovem para o acolhimento dos Símbolos da 5ª JDJ nas comunidades paroquiais.

O itinerário completo da Peregrinação da Cruz, do Ícone de Maria e da foto da Bem-Aventura Chiara Luce, Padroeira desta Jornada, está no subsídio.

Para ler o livrinho na íntegra, clique na figura abaixo.



quarta-feira, 18 de abril de 2012

Páscoa Jovem - Setor Juventude elabora roteiro de celebração pascal para Grupos de Jovens

Atendendo a sugestões, o Setor Juventude está pondo nas mãos dos grupos de jovens da nossa diocese este roteiro contendo uma celebração pascal juvenil, cuja sequência foi adaptada do Ofício Divino das Comunidades, que, por sua vez, é uma modalidade bem brasileira da Liturgia das Horas.

Pensou-se num modelo de oração comunitária que pudesse motivar nos grupos, ao mesmo tempo, o protagonismo juvenil, a espiritualidade – respeitados os diversos carismas – e a alegria da Ressurreição.



segunda-feira, 16 de abril de 2012

Chiara e o tempo

“Refletindo, nos daremos conta que muitas vezes não vivemos a nossa vida, porque estamos imersos em tempos que não existem mais: ou na saudade ou no arrependimento... Na verdade, o único tempo que possuímos é o momento presente, que deve ser vivido interiormente para que seja aproveitado na sua integralidade. Vivendo assim, certamente as pessoas se sentirão livres, porque não serão mais esmagadas pela angústia do passado e nem pelas preocupações com o futuro.” (Chiara Luce¹, 1989)

Com dezoito anos, Chiara aprofunda um tema que já há dez anos antes tinha tratado com uma maturidade incomum para uma garota da sua idade: fala do risco de uma vida não vivida, de lembranças, lamentos, e de uma única chance para possuir plenamente o próprio tempo: vivê-lo interiormente. Com oito anos, tinha escrito “com justiça e com bondade”; com dezoito, “interiormente”: a essência é a mesma.

Na adolescência, Chiara não é somente uma garota inspirada que se tornou maior de idade; antes, é uma criatura que, no curso dos anos, jamais abandonou esta estrada e agora, na doença, está recolhendo os frutos lhe permitem viver interiormente a própria vida e carregar, a cada dia, a sua cruz. A inocência pura e fresca de uma menina se manifesta, progressivamente, numa consciência surpreendente. Aquilo que ocorre nos últimos anos tem pouco a ver com “educação” ou “ensinamentos” (ainda que sejam importantes), mas, ao contrário, é algo muito mais próximo do que se possa definir, precisamente, como “fruto”. O que se manifesta em Chiara parece o resultado de um costumeiro e pessoal encontro com o seu Mestre: ela vive, assim, o seu tempo.

Renunciar a viver o tempo presente significa perder o fundamento próprio da vida plena. Se isso ocorre, cria-se um vazio na própria existência e há, então, a necessidade de fuga: seja nas lamentações do passado, seja nas preocupações do futuro. Chiara era discreta e não ostentava a própria fé, mas soube corresponder deste modo à graça que fez dela uma testemunha, em particular durante os 25 minutos nos quais, diante do peso da cruz, recolheu todas as suas forças necessárias para confiar ao Senhor as suas dores. Levantando, então, o olhar, e fixando-o na cruz, diz: “Se você quer, Jesus, eu também quero”.

Estava pronta.


 ____
¹ Chiara Luce Badano foi beatificada em 2010. É a padroeira da 5ª Jornada Diocesana da Juventude.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Irmã Lizandra: "Juventude, a hora é agora!"

Para conhecer um pouco mais os Amigos da Juventude na Diocese de Campo Mourão, o Setor Juventude fará algumas entrevistas que serão divulgadas aqui no blog. Nossa primeira entrevistada é a jovem religiosa Filha do Amor Divino, a gaúcha Lizandra Inês Both, assessora diocesana da Pastoral da Juventude.


1. Irmã Lizandra, de onde você é e quantos anos tem?

Eu, Irmã Lizandra Inês Both, FDC, tenho 23 anos, nasci no interior do Rio Grande do Sul, no município de Campina das Missões.

2. Como você percebeu o chamado à vida religiosa?

Meus pais desde pequena foram me ensinando os valores cristãos e me inserindo na comunidade eclesial onde eles são lideranças. Lembro que na comunidade, todo fim de semana, se rezava pelas vocações e se incentivava os adolescentes e jovens a refletir sobre a vocação e a também optarem pela Vida Religiosa Consagrada. Isso tudo foi ajudando a deixar meu coração mais sensibilizado.

Mas o que de fato depertou a vocação foi a presença da Irmã Anita Pulh, prima de minha mãe, em minha vida. Sempre que ela vinha de férias, ela visitava minha avó e lá íamos nós para ouvir as histórias da missão. Ela contava com alegria, entusiasmo e compromisso sua inserção missionária no Pará. Ela contava da maneira simples como ela e as demais Irmãs viviam e revelavam o Amor Divino, de como Deus se revelava nesse povo, nessa cultura. O compromisso com os pobres, o respeito pelas culturas, a alegria e o entusiasmo de Irmã Anita mecheram comigo e me senti profundamente chamada a também doar a minha vida nesse Projeto de Vida.

Madre Franziska Lechner - Fundadora das Filhas do Amor Divino

3. É certo que você se identifica com o carisma das Filhas do Amor Divino. Assim, como é ser jovem dentro de uma congregação religiosa? A vida de uma pessoa consagrada a Deus é difícil?

Faço parte de uma Congregação que tem 143 anos de história, história construída por muitas Irmãs corajosas que doaram suas vidas para que o Divino Amor fosse revalado em 20 países. Isso traz muita riqueza, compromisso e desafios que exigem coragem e audácia na continuidade. Ser uma jovem Religiosa nesse contexto é ser profeta, é acreditar que Deus continua precisando de pessoas para que seu Reino cresça entre nós. Por isso procuro acolher o carisma legado por Madre Francisca Lechner e vivê-lo de um jeito jovem, comprometido, alegre e fliz em todas as realidades onde a missão precisar. Essa vocação tem suas dificuldades, como todas as demais, mas Deus dá a graça e a luz na caminhada, Ele não abandona a quem chamou. Eu procuro assumir sempre de novo, com liberdade e conciência a Vida Religiosa Consagrada vivendo a pobreza, a castidade e a obediência como o nosso Mestre Jesus, sendo irmã entre os irmãos e irmãs que encontrar na missão.


4. Em virtude da sua vocação, você está em contato constante com os jovens, com seus sonhos e seus problemas. Como a sua missão ajuda e é ajudada pela juventude?

Meu sonho como Religiosa é poder ajudar a juventude e juntos construirmos um outro mundo possível, a Civilização do Amor. Já antes de ingressar na Congregação tive contato com a caminhada da Pastoral da Juventude e depois já no tempo de formação foi-me proporcionado cursos, encontros e inserção junto com a juventude. Esse contato ajuda a quebrar paradigmas, me desafia a achar respostas e alternativas, não me deixa acomodar diante das dificuldades, pois tem muito a ser feito junto com a juventude para termos um mundo melhor. Acredito muito que precisamos encontrar ou ajudar a despertar o "sagrado" que habita em cada jovem e a partir desse sermos mais humanos, sensíveis e críticos diante da vida. É com a juventude que podemos construir um novo tempo.


5. A nossa diocese escolheu a Juventude, juntamente com a Família e a Catequese, como assunto prioritário nas ações pastorais. Além disso, estamos na expectativa da Campanha da Fraternidade 2013 sobre os jovens e da realização da Jornada Mundial da Juventude. Tendo em vista este contexto ineditamente favorável, quais são os seus sonhos para os jovens?

Sinto-me muito feliz por nossa Igreja ter assumido a juventude como prioridade e desafio. Isso representa uma grande Profecia para o atual cenário juvenil. A juventude vive uma constante busca por um Projeto de Vida, por propostas, alternativas que os ajudem a serem mais felizes e livres, sem a competitividade de nosso sistema. A juventude está aberta as propostas da Igreja, vemos isso pela adesão das propostas e encontros, aos desafios que são lançados...

Vejo também o compromisso que nós, enquanto Igreja, temos com a juventude, precisamos apresentar de fato um Projeto de Vida pelo qual a juventude tenha coragem de doar suas vidas. Bem sabemos, que esse período é tempo de buscas, discernimento vocacional, mas também de desafios, de encontrar respostas existenciais, que não devem ser apenas enfrentados na superficialidade, proporcionando apenas momentos isoldados de encontros, por vezes até de grandes massas, mas precisamos apresentar propostas de caminhada, de continuidade.

Eu sonho que nós, como Igreja, possamos ver e acolher o "Divino no jovem", como nos diz o Padre Hilário Dick, SJ, acolhendo a sua novidade, aprendendo a linguagem juvenil, seu jeito jovem e novo de ser Igreja, a fim de juntos construirmos a tão sonhada Civilização do Amor. Sonho que além do compromisso escrito no papel possamos de fato nos aproximar de todas as classes sociais da juventude, mas de modo especial da mais marginalizada e excluída pelo sistema, para ouvir seus anseios e sonhos. 

Sonho com a juventude crítica,  corajosa e que possa cobrar a profecia da Igreja, cobrar maior presença, propostas...


6. Os jovens da diocese também se preparam, com a peregrinação dos Símbolos, para a 5ª Jornada Diocesana da Juventude, que lhes propõe como modelo de coragem, alegria e fé a figura da Beata Chiara Luce Badano. Na sua opinião, a santidade vivida por esta adolescente pode se repetir hoje em dia, também nas novas gerações com tantos problemas sociais?

Acredito que possa se repetir sim. Temos muitos jovens que vivem o seu compromisso cristão, sua santidade, no anonimato de sua vida. Alguns até participam de nossos grupos, outros quem sabe não, mas em meio ao trabalho, estudo, convívio familiar, são sensíveis às dores e angustias do povo, são solidários e comprometidos. Precisamos olhar para a juventude de uma maneira nova. Existem "chavões" pronunciados, muitas vezes até por lideranças da Igreja, dizendo que o jovem "não quer nada com nada". Porém quem se deixa formar pelo Mestre Jesus sabe que não é assim, tem valores que são vividos pelo jovem mas não são reconhecidos e nem divulgados.

Viver o compromisso cristão, a santidade, é até mais difícil para a juventude da atualidade, exige coragem e ousadia que precisam ser cultivados.


7. Que mensagem você gostaria de deixar para os jovens da Diocese de Campo Mourão?

Querida juventude da Diocese de Campo Mourão, "a hora é agora, não deixe ela passar"! De fato, esse é o momento único e de graça para a juventude. A Igreja mostra-se preocupada e se coloca ao seu lado para achar soluções, a fim de garantir mais vida e vida em plenitude para toda a juventude. 

Porém, jovem, acolha essas propostas, dedique um tempo de seu dia a dia para refletir sobre sua vida, para se encontrar nos Grupos de Jovens a fim de refletir e construir juntos um Projeto de Vida iluminados pelo Jovem de Nazaré e tantos pessoas que são referenciais de vida. Não tenham medo de "perder tempo" refletindo, se encontrando, sonhando, contruindo um Projeto uma Proposta, vivendo os valores cristãos... Nossa vida precisa ter sentido, se não será vazia,não teremos rumo e nem horizonte a seguir.

Gostaria também de alertar a juventude à usar os Meios de Comunicação Social de maneira mais crítica e consciente, não podemos nos deixar levar pela ideologia, pela "onda do momento", precisamos ter coragem de questionar. Devemos e precisamos usar os Meio de Comunicação para sermos melhores, mais críticos e termos mais argumentos e propostas para construirmos o "outro mundo possível".

Jovens, sonhem, sejam ousados, sejam críticos, olhem para o Jovem de Nazaré para que vocês também possam "crescer em estatura, graça e sabedoria diante das pessoas e de Deus" (Lc 4,52).


O Setor Juventude agradece à Irmã Lizandra pela atenção e, sobretudo, louva a Deus pelo testemunho de vida dedicada à evangelização dos jovens de Nova Cantu e da Diocese de Campo Mourão. Deus lhe pague!

Juventude encena Via Sacra em Nova Cantu

No dia 06 de abril, Sexta-Feira Santa, os jovens do grupo JUAC (Jovens Unidos no Amor de Cristo) de Nova Cantu encenaram a Via Sacra, procurando trazer presente as dores do povo. O tema da Campanha da Fraternidade 2012 foi inspiração para as cenas da caminhada.

Iniciou-se ao lado da Igreja Matriz com a encenação do Bom Samaritano, o grande paradigma da vulnerabilidade e da solidariedade. No "Caminho Sagrado" até o Calvário, Jesus se encontra com as realidades: crianças pssando fome e pedindo, cegos, jovens dormindo nas ruas, cadeirantes sendo conduzidos. Nessa cena foi lembrado que "enquanto houver um pobre em seu meio, mesmo que seja um só de seus irmãos, não endureça o coração, nem feche a mão para ele. Quando você lhe der alguma coisa não o faça de má vontade" (Dt 15,7.10).  O caminhou continou, Jesus encontra-se com as famílias vivendo as mais difíceis situações, jovens se perdendo em meio a tantas ofertas e facilidades, mulher grávida abandonada, desesperada, querendo abortar. Jesus lembra a essas realidades que "veio para que todos tenham vida e vida em abundância" (Jo 10,10).


"Ah! Que alegria ver quem cuida dessa gente, com a compaixão daquele bom samaritano". Em frente ao hospital lembramos e rezamos a realidade da saúde pública, lembrando os serviços disponíveis, as pessoas que cuidam e as vidas salvas graças a esse serviço. Jesus carrega a cruz junto com os enfermos que ainda sofrem muitas dores, que são aliviadas pelo trabalho dos profissionais da saúde; Cirineus de hoje.


Quantas mulheres continuam a chorar seus filhos mortos nas drogas, na prostituição, em acidentes, pela fome, violência... Elas também recebem o abraço e o conforto de Jesus.


Diante da fila do SUS Jesus cai, lembrando muitos doentes que trilham os caminhos do Calvário, por não terem recursos próprios, carecem de assistencia pública adequada no cuidado da saúde. Os Pilatos de hoje, continuam a lavando as mãos diante da realidade da Saúde Pública!


Ao longo do caminho, Jesus assume a Coroa de Espinhos e a humilhação de ser despido de suas vestes, da dignidade humana.


Diante da Cruz, Jesus clama mais uma vez: "Tenho sede"! Com sua sede são lembradas as sedes da família, da juventude, das grávidas, das crianças e dos profissionais da saúde. 


"Pai, por que me abandonastes?"


"Ele assumiu nossas dores"!


Após a caminhada, seguiu-se com a Celebração da Paixão na Igreja Matriz, presidida pelo Padre Luiz da Silva Andrade e dinamizada pela Juventude.


O Grupo JUAC é assessorado pelas Irmãs Carmelita Inez Rossato Piovesan e Lizandra Inês Both, Filhas do Amor Divino.

terça-feira, 10 de abril de 2012

Convocação: Vigília pela Vida

Amigos e Amigas,

Como vocês sabem, a pedido da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS), o  Supremo Tribunal Federal (STF) decidirá amanhã se é crime o aborto de crianças anencefálicas (com má formação no cérebro). Desta forma, a CNBB, na última Sexta-Feira Santa, encaminhou ofício (que segue anexado) aos bispos convocando a Igreja no Brasil para uma Vigília de Oração pela Vida hoje, às vésperas desta deliberação do STF.

Nós, que somos a Juventude de Cristo, também estamos convocados a vigiar com o Senhor pela vida destes nossos irmãos. Por isso, reunamos os amigos do nosso grupo, ou mesmo em casa com a família, ou ainda no silêncio do próprio quarto, e rezemos um terço confiando na intercessão da Virgem Maria, Mãe por excelência, e da jovem Beata Chiara Luce Badano, modelo no seguimento de Cristo.

Muito obrigado!

“Jovens, sois fortes. A Palavra de Deus habita em vós e vencestes o Maligno.” (1Jo 2,14)

Fábio Sexugi
Coord. Setor Juventude

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Símbolos da 5ª JDJ são acolhidos com festa na Vila Teixeira em Campo Mourão

Os Símbolos 5ª Jornada Diocesana da Juventude foram recebidos com festa pela comunidade da Paróquia São Francisco de Assis, durante a celebração do seu Jubileu de Prata. Os jovens do Grupo Jucaf apresentaram a Cruz da Juventude, o Ícone de Nossa Senhora e o Quadro da Beta Chiara Luce ao Presidente da Celebração, Dom Mauro Aparecido dos Santos, Arcebispo de Cascavel.

Concelebraram a Sagrada Liturgia Jubilar o Pároco Pe. Edinaldo Velozo da Silva juntamente com os Presbíteros Aédio Odilo Pego – Vigário Geral da Diocese, representante de Dom Javier –, André Gautreau – 1º Pároco da Vila Teixeira –, Paulo Roberto de Lima, Markus Prim, Valdecir Liss, Ediberto Henrique de Mercena – Assessor Geral da Juventude –, Sidinei Teixeira Gomes, e o Diácono Telvi Barzotto.

Nesta celebração festiva, 54 pré-adolescentes da catequese participaram pela primeira vez do Banquete Pascal de Cristo.

Os Símbolos da 5ª JDJ permanecem na Vila Teixeira até a sexta-feira, 13 de abril, quando serão conduzidos à Paróquia Santa Rita no Jardim Alvorada de Campo Mourão. O subsídio com o roteiro de uma celebração jovem de acolhimento da Cruz está disponível no blog do Setor Juventude www.setorcm.blogspot.com.br


O Setor Diocesano de Juventude felicita a comunidade da Vila Teixeira pela celebração do seu Ano Jubilar e parabeniza a Paróquia São Francisco pelo amplo espaço oferecido ao protagonismo dos seus jovens.

Fotos e informações: 
Vilson Olipa

sábado, 7 de abril de 2012

Jovens encenam a Via Sacra nas paróquias

Tradicional entre os grupos de jovens, a Encenação da Via Sacra marcou a Sexta-Feira Santa em várias paróquias da Diocese. Nesta representação teatral, os jovens puderam vivenciar um pouco os últimos passos de Jesus a caminho do Calvário, mas também pôr em prática o próprio protagonismo.

Em Quinta do Sol, os jovens da Pastoral da Juventude, além das 14 estações da Via Sacra, também foi retratada a situação da saúde pública no Brasil, fazendo alusão à Campanha da Fraternidade.

Bastidores da Via Sacra em Quinta do Sol
A juventude de Rancho Alegre, em frente à Matriz, apresentou vários trechos da vida de Cristo e emocionaram os presentes.

Via Sacra em Rancho Alegre d'Oeste.
O Ministério Jovem da RCC de Terra Boa, juntamente com membros da comunidade, também repetiu a trajetória de Jesus na Via Crucis, numa apresentação teatral que envolveu vários atores e que foi assistida por inúmeras pessoas.

Terra Boa: João, Maria e Madalena aos pés da Cruz.
Em Goioerê, em parceria com a Casa da Cultura, os jovens encenaram a Via Sacra. Logo após, houve a tradicional procissão do Senhor Morto.

Via Sacra na Paróquia Nossa Srª das Candeias.
Em Juranda, a comunidade se reuniu no pátio da Igreja Matriz Mãe de Deus para acompanhar os momentos derradeiros de Jesus Cristo, encenados pelos jovens da Pastoral da Juventude.

Cena da crucificação em Juranda.
Na manhã de Sexta-Feira, a Paróquia Imaculada Conceição de Mamborê realizou a Caminhada de Oração. As estações da Via Dolorosa foram representadas pela juventude durante o trajeto.

Caminhada de Oração marcou a Sexta Maior em Mamborê.
Numa parceria entre a PJ e o Serviço de Animação Vocacional da Paróquia S.Antônio de Ubiratã, as estações da Via Sacra foram encenadas na Igreja Matriz. A apresentação também aludiu à  Campanha da Fraternidade 2012.

Jovens de Ubiratã encenaram a Via Sacra.
Em Araruna, a encenação ficou por conta dos jovens do grupo Renascer, da Diaconia Santo Estevão. Para lembrar a Campanha da Fraternidade, a encenação da Via Sacra aconteceu em frente ao Posto 24 Horas e comoveu a todos.
Posto de Saúde de Araruna foi cenário da Via Sacra.
A juventude católica de Campina da Lagoa também realizou a encenação da Paixão de Cristo, com a união das três expressões juvenis da comunidade (PJ, MJ-RCC e MCC). Com o apoio padres Pedro e Gianny, foram revividos os momentos de sofrimento de Jesus no cenário que dá nome à cidade: a Lagoa Municipal.

Jovens de Campina da Lagoa dão vida à célebre Pietà.
O Ginásio de Esportes de Peabiru ficou lotado para a encenação do tradicional Auto da Paixão de Cristo, encenado pelos jovens da Pastoral da Juventude, e que retratou, além das estações da Via Sacra, vários trechos do evangelho.

Peabiru: Jesus perante Caifás.
A Catedral São José de Campo Mourão em parceria com a Fundacam também representou a vida de Cristo, no Auto da Paixão. Cenas célebres do Evangelho foram mescladas a situações da atualidade, para associar os sofrimentos de Cristo à penúria em que vive quem depende da saúde pública. O tema da Campanha da Fraternidade permeou, assim, todo o roteiro.

Os mourãoenses também encenaram a vida de João Batista.



Os jovens cursilhistas do Santuário Nossa Senhora Aparecida, também de Campo Mourão, optaram por encenar o drama de tantos brasileiros que dependem do sistema público de saúde no Brasil. As estações da Via Sacra foram retratadas nas ruas da comunidade.

CF 2012 foi destaque entre os jovens do Santuário.
A Procissão do Cristo Morto, em Barbosa Ferraz, contou com a colaboração dos Jovens do Movimento de Schoenstatt e da PJ.

Procissão em Barbosa Ferraz.
Se os jovens da sua comunidade também encenaram a Via Sacra e quer divulgá-la aqui, envie uma foto para o e-mail:
 juventudecampomourao@gmail.com.