domingo, 29 de julho de 2012

Etapa inicial da Escola de Formação é realizada

Aconteceu no Centro de Formação Dom Eliseu em Campo Mourão, nos dias 28 e 29 de julho, a primeira etapa da Escola Diocesana de Formação de Lideranças (EDFL). Ao todo, 54 jovens – indicados pelos párocos – refletiram sobre o tema "História de Vida" por meio de atividades vivenciais diversificadas.

O encontro foi assessorado pelo chefe do Departamento de Ciências Contábeis da Fecilcam, Prof. Jorge Leandro Delconte Ferreira. Mestre em Administração, especialista em Dinâmica dos Grupos e ex-consultor do SEBRAE, Jorge conduziu com muita propriedade estudos dirigidos sobre o papel do líder de pastorais e movimentos eclesiais católicos, provocando uma reflexão aprofundada a respeito das fases de desenvolvimento dos grupos.

Uma das atividades propostas foi a elaboração de cartazes nos quais a trajetória de vida de cada participante fosse representada por meio de recortes de revistas. A história retratada e compartilhada por cada um foi, depois disso, confrontada com o estilo de vida proposto por Jesus e vivenciado com radicalidade pela Beata Chiara "Luce" Badano. Aliás, "Luce!" foi a palavra escolhida pelos participantes para ser usada como uma saudação exclusiva do grupo. A expressão – "luz" em italiano – também quer significar, graças à similaridade fonética, "Lute!": um encorajamento para que cada qual continue firme na luta.

Além das diversas dinâmicas, houve Adoração Eucarística e Santa Missa de encerramento presidida pelo assessor do Setor Juventude, Pe. Ediberto Henrique de Mercena.

A EDFL terá outras três etapas sequenciais. A próxima acontecerá nos dias 3 e 4 de novembro, em Campo Mourão.

Vídeo com depoimentos de participantes.

Clique na foto abaixo para ver o álbum do encontro na página do Setor Juventude no Facebook.

0 comentários:

Postar um comentário