quarta-feira, 11 de abril de 2012

Irmã Lizandra: "Juventude, a hora é agora!"

Para conhecer um pouco mais os Amigos da Juventude na Diocese de Campo Mourão, o Setor Juventude fará algumas entrevistas que serão divulgadas aqui no blog. Nossa primeira entrevistada é a jovem religiosa Filha do Amor Divino, a gaúcha Lizandra Inês Both, assessora diocesana da Pastoral da Juventude.


1. Irmã Lizandra, de onde você é e quantos anos tem?

Eu, Irmã Lizandra Inês Both, FDC, tenho 23 anos, nasci no interior do Rio Grande do Sul, no município de Campina das Missões.

2. Como você percebeu o chamado à vida religiosa?

Meus pais desde pequena foram me ensinando os valores cristãos e me inserindo na comunidade eclesial onde eles são lideranças. Lembro que na comunidade, todo fim de semana, se rezava pelas vocações e se incentivava os adolescentes e jovens a refletir sobre a vocação e a também optarem pela Vida Religiosa Consagrada. Isso tudo foi ajudando a deixar meu coração mais sensibilizado.

Mas o que de fato depertou a vocação foi a presença da Irmã Anita Pulh, prima de minha mãe, em minha vida. Sempre que ela vinha de férias, ela visitava minha avó e lá íamos nós para ouvir as histórias da missão. Ela contava com alegria, entusiasmo e compromisso sua inserção missionária no Pará. Ela contava da maneira simples como ela e as demais Irmãs viviam e revelavam o Amor Divino, de como Deus se revelava nesse povo, nessa cultura. O compromisso com os pobres, o respeito pelas culturas, a alegria e o entusiasmo de Irmã Anita mecheram comigo e me senti profundamente chamada a também doar a minha vida nesse Projeto de Vida.

Madre Franziska Lechner - Fundadora das Filhas do Amor Divino

3. É certo que você se identifica com o carisma das Filhas do Amor Divino. Assim, como é ser jovem dentro de uma congregação religiosa? A vida de uma pessoa consagrada a Deus é difícil?

Faço parte de uma Congregação que tem 143 anos de história, história construída por muitas Irmãs corajosas que doaram suas vidas para que o Divino Amor fosse revalado em 20 países. Isso traz muita riqueza, compromisso e desafios que exigem coragem e audácia na continuidade. Ser uma jovem Religiosa nesse contexto é ser profeta, é acreditar que Deus continua precisando de pessoas para que seu Reino cresça entre nós. Por isso procuro acolher o carisma legado por Madre Francisca Lechner e vivê-lo de um jeito jovem, comprometido, alegre e fliz em todas as realidades onde a missão precisar. Essa vocação tem suas dificuldades, como todas as demais, mas Deus dá a graça e a luz na caminhada, Ele não abandona a quem chamou. Eu procuro assumir sempre de novo, com liberdade e conciência a Vida Religiosa Consagrada vivendo a pobreza, a castidade e a obediência como o nosso Mestre Jesus, sendo irmã entre os irmãos e irmãs que encontrar na missão.


4. Em virtude da sua vocação, você está em contato constante com os jovens, com seus sonhos e seus problemas. Como a sua missão ajuda e é ajudada pela juventude?

Meu sonho como Religiosa é poder ajudar a juventude e juntos construirmos um outro mundo possível, a Civilização do Amor. Já antes de ingressar na Congregação tive contato com a caminhada da Pastoral da Juventude e depois já no tempo de formação foi-me proporcionado cursos, encontros e inserção junto com a juventude. Esse contato ajuda a quebrar paradigmas, me desafia a achar respostas e alternativas, não me deixa acomodar diante das dificuldades, pois tem muito a ser feito junto com a juventude para termos um mundo melhor. Acredito muito que precisamos encontrar ou ajudar a despertar o "sagrado" que habita em cada jovem e a partir desse sermos mais humanos, sensíveis e críticos diante da vida. É com a juventude que podemos construir um novo tempo.


5. A nossa diocese escolheu a Juventude, juntamente com a Família e a Catequese, como assunto prioritário nas ações pastorais. Além disso, estamos na expectativa da Campanha da Fraternidade 2013 sobre os jovens e da realização da Jornada Mundial da Juventude. Tendo em vista este contexto ineditamente favorável, quais são os seus sonhos para os jovens?

Sinto-me muito feliz por nossa Igreja ter assumido a juventude como prioridade e desafio. Isso representa uma grande Profecia para o atual cenário juvenil. A juventude vive uma constante busca por um Projeto de Vida, por propostas, alternativas que os ajudem a serem mais felizes e livres, sem a competitividade de nosso sistema. A juventude está aberta as propostas da Igreja, vemos isso pela adesão das propostas e encontros, aos desafios que são lançados...

Vejo também o compromisso que nós, enquanto Igreja, temos com a juventude, precisamos apresentar de fato um Projeto de Vida pelo qual a juventude tenha coragem de doar suas vidas. Bem sabemos, que esse período é tempo de buscas, discernimento vocacional, mas também de desafios, de encontrar respostas existenciais, que não devem ser apenas enfrentados na superficialidade, proporcionando apenas momentos isoldados de encontros, por vezes até de grandes massas, mas precisamos apresentar propostas de caminhada, de continuidade.

Eu sonho que nós, como Igreja, possamos ver e acolher o "Divino no jovem", como nos diz o Padre Hilário Dick, SJ, acolhendo a sua novidade, aprendendo a linguagem juvenil, seu jeito jovem e novo de ser Igreja, a fim de juntos construirmos a tão sonhada Civilização do Amor. Sonho que além do compromisso escrito no papel possamos de fato nos aproximar de todas as classes sociais da juventude, mas de modo especial da mais marginalizada e excluída pelo sistema, para ouvir seus anseios e sonhos. 

Sonho com a juventude crítica,  corajosa e que possa cobrar a profecia da Igreja, cobrar maior presença, propostas...


6. Os jovens da diocese também se preparam, com a peregrinação dos Símbolos, para a 5ª Jornada Diocesana da Juventude, que lhes propõe como modelo de coragem, alegria e fé a figura da Beata Chiara Luce Badano. Na sua opinião, a santidade vivida por esta adolescente pode se repetir hoje em dia, também nas novas gerações com tantos problemas sociais?

Acredito que possa se repetir sim. Temos muitos jovens que vivem o seu compromisso cristão, sua santidade, no anonimato de sua vida. Alguns até participam de nossos grupos, outros quem sabe não, mas em meio ao trabalho, estudo, convívio familiar, são sensíveis às dores e angustias do povo, são solidários e comprometidos. Precisamos olhar para a juventude de uma maneira nova. Existem "chavões" pronunciados, muitas vezes até por lideranças da Igreja, dizendo que o jovem "não quer nada com nada". Porém quem se deixa formar pelo Mestre Jesus sabe que não é assim, tem valores que são vividos pelo jovem mas não são reconhecidos e nem divulgados.

Viver o compromisso cristão, a santidade, é até mais difícil para a juventude da atualidade, exige coragem e ousadia que precisam ser cultivados.


7. Que mensagem você gostaria de deixar para os jovens da Diocese de Campo Mourão?

Querida juventude da Diocese de Campo Mourão, "a hora é agora, não deixe ela passar"! De fato, esse é o momento único e de graça para a juventude. A Igreja mostra-se preocupada e se coloca ao seu lado para achar soluções, a fim de garantir mais vida e vida em plenitude para toda a juventude. 

Porém, jovem, acolha essas propostas, dedique um tempo de seu dia a dia para refletir sobre sua vida, para se encontrar nos Grupos de Jovens a fim de refletir e construir juntos um Projeto de Vida iluminados pelo Jovem de Nazaré e tantos pessoas que são referenciais de vida. Não tenham medo de "perder tempo" refletindo, se encontrando, sonhando, contruindo um Projeto uma Proposta, vivendo os valores cristãos... Nossa vida precisa ter sentido, se não será vazia,não teremos rumo e nem horizonte a seguir.

Gostaria também de alertar a juventude à usar os Meios de Comunicação Social de maneira mais crítica e consciente, não podemos nos deixar levar pela ideologia, pela "onda do momento", precisamos ter coragem de questionar. Devemos e precisamos usar os Meio de Comunicação para sermos melhores, mais críticos e termos mais argumentos e propostas para construirmos o "outro mundo possível".

Jovens, sonhem, sejam ousados, sejam críticos, olhem para o Jovem de Nazaré para que vocês também possam "crescer em estatura, graça e sabedoria diante das pessoas e de Deus" (Lc 4,52).


O Setor Juventude agradece à Irmã Lizandra pela atenção e, sobretudo, louva a Deus pelo testemunho de vida dedicada à evangelização dos jovens de Nova Cantu e da Diocese de Campo Mourão. Deus lhe pague!

3 comentários:

  1. QUE MARAVILHOSA VOCAÇÃO.GRANDIOSO TESTEMUNHO DE UMA PROTAGONISTA JOVEM PARA OS JOVENS, QUE TANTO PRECISAM DE TESTEMUNHOS VIVOS!TATÁ

    ResponderExcluir
  2. Maravilha!!! Lisandra coração jovem, parabéns pelo testemunho de vida e missão. Vibração e paixão pela juventude sempre. Sua colega Nair

    ResponderExcluir
  3. Lindo testemunho, linda opção de vida!! Que bom termos exemplos assim para nossos jovens. Jovens tão carentes de amor Divino.Que você possa continuar levando esse amor por onde você passar!!!

    ResponderExcluir