domingo, 1 de abril de 2012

Dom Javier envia os Símbolos da JDJ durante Missa na Catedral

Aconteceu na noite deste sábado, 31 de março, uma emocionante Celebração Eucarística de Envios dos Símbolos da 5ª Jornada Diocesana da Juventude, presidida pelo Bispo Diocesano Dom Javier e concelebrada por diversos padres. Na abertura da Missa, que foi transmitida ao vivo pela TV Carajás, houve a acolhida e bênção da Cruz Peregrina, do Ícone da Virgem Maria, e do quatro da Bem-Aventurada Chiara Luce Badano.

Um momento muito impactante foi a entronização da Sagrada Escritura: vários jovens saíram de cantos diferentes da catedral trazendo nas mãos cartazes com os nomes das diversas pastorais e movimentos juvenis e colocaram-nos num pilão. Dele, a Bíblia foi retirada, fazendo alusão à importância que a diversidade de carismas juvenis tem em relação ao anúncio da Boa Nova de Cristo. 

Na sua homilia, Dom Javier instigou a todos para que apostem na alegria, nos sonhos e na coragem dos jovens a fim de que toda a Igreja seja renovada. Com muita esperança e destacando o pioneirismo da Diocese de Campo Mourão na realização de Jornadas Diocesanas no Paraná, nosso Bispo enfatizou a riqueza de carismas juvenis atuantes nas comunidades, dizendo que a evangelização dos jovens vem se fazendo por muitas mãos. Além disso, ele sublinhou que esta peregrinação iniciada na Catedral não termina em Terra Boa, mas deve motivar a todos para uma caminhada contínua no seguimento do Cristo Morto e Ressuscitado e na busca da unidade. Ainda durante o seu sermão, Dom Javier convidou os jovens a fazerem da visita destes símbolos às comunidades um momento oportuno para o desempenho do caráter missionário dos jovens que fizeram a opção pela Pessoa de Jesus Cristo: que a Cruz Peregrina e os quadros sacros sejam levados aos colégios, universidades, hospitais, presídios e em tantos outros ambientes em que o anúncio do Evangelho se faz necessário e urgente. 


Nas preces, os jovens intercederam por problemas sociais severos que comprometem sua caminhada: o desemprego, a falta de atendimento hospitalar satisfatório, a violência e a exclusão social.


No início do Rito Eucarístico, foram ofertados símbolos que representam a caminhada da juventude na Diocese de Campo Mourão, pelos membros da PJ de Rancho Alegre: o 19º PDAE, o Subsídio de preparação à 5ª JDJ e um par de All Star, além do Pão e o Vinho para a consagração.


Ao final da Ação de Graças, os jovens foram convidados a subirem até o presbitério para a bênção solene. Dom Javier os abençoou e os enviou em missão.


O Pároco da Catedral São José, Pe. Jurandir C. Aguilar, nos seus agradecimentos, ressaltou este momento novo em que a juventude vive na Igreja do Brasil e, especialmente, na Igreja Diocesana que a escolheu como prioridade, e lançou oficialmente o novo site da Catedral.


O Setor Diocesano da Juventude agradece vivamente a Dom Javier pela atenção e disponibilidade no acompanhamento das iniciativas de evangelização dos jovens; à comunidade da Catedral São José, que celebra seu 70º aniversário, na pessoa do Pe. Jurandir, que prontamente acolheu e incentivou esta iniciativa, como também aos Padres Sidinei Gomes Teixeira e Clauber Magela Freire, pela abertura. Agradecimentos aos demais concelebrantes: Pe. Ediberto Henrique de Mercena, assessor do Setor Juventude, Pe. Gianny José Gracioso Bento, Pe. Valdecir Liss, Pe. Alir Sanagiotto, SCJ, e Pe. Aédio Odilon Pego. O Setor Juventude também é grato à equipe litúrgica: ao grupo musical de Goioerê da Juventude de Ação Mariana, aos leitores: Lorena Torres (Marianos), Reinado (RCC), Jéssica (Marianos), Arielli (RCC), aos jovens de Rancho Alegre (PJ) pelo ofertório, à juventude de Campina da Lagoa (PJ, Cursilho e RCC) pela entrada da Bíblia, aos jovens de Barbosa Ferraz (Schoenstatt e PJ) pela Ação de Graças, aos integrantes da Pastoral dos Surdos (Éffata) pela interpretação da Missa para a Língua Brasileira dos Sinais, e aos jovens de Terra Boa (RCC) e da Paróquia São Francisco (PJ) pela entronização dos símbolos. O Setor Juventude agradece também à Pastoral da Comunicação (Pascom) e ao Vilson Olipa pela cobertura, à Rádio Colméia de Campo Mourão e à Rádio Cidade FM de Peabiru pela divulgação, ao jornalista Clodoaldo Bonete do Jornal Tribuna do Interior por repercutir a celebração, e à TV Carajás, que transmitiu a Santa Missa na íntegra e ao vivo para todas as cidades da região.


Seguramente, este período de Peregrinação, que se estenderá até o dia 1º de julho, data da JDJ, sob a proteção da Mãe do Senhor e da Bem-Aventura Chiara Luce, há de ser um tempo de abundantes graças e de um forte despertar missionário.


Fotos: Débora Marconato (Pascom)
Veja mais fotos no site:
 http://www.catedralcm.com.br/galeriaFotosDetalhe/12/.html

Comentário da Missa de Envio



Vídeo editado pela Pascom

0 comentários:

Postar um comentário