domingo, 26 de fevereiro de 2012

Cursilho

Escola Vivencial – MCC


Coordenação da Escola Vivencial:
Pedro Augusto Pereira Brito
Ademilson Cavalcanti

Coordenação Geral do Cursilho:
Divoney Martins Pereira

Assessor diocesano:
Pe. Carlos Cézar Cândido

Contato:
Fone: (44) 3568-2238 (Divoney)


Histórico e Carisma

A Escola Vivencial é um dos braços dos Cursilhos de Cristandade, movimento eclesial católico de abrangência internacional. A palavra “Cursilho” em espanhol significa “Cursinho” (Cursillo), porque se trata propriamente de um pequeno curso com três dias de duração. Nestes “cursinhos” é apresentado aos participantes aquilo que é fundamental no cristianismo, ou seja, a Pessoa de Cristo, a importância da Igreja e a vida na graça. Tal apresentação não se faz apenas de modo doutrinal e catequético, mas sobretudo por meio de impactantes experiências de vida, testemunhos vivenciais. Os jovens que participam de um Cursilho são convidados a aprofundar o primeiro anúncio recebido por meio das reflexões das Escolas Vivenciais, que são espaços criados nas comunidades com o intuito de estimulá-los a conduzir a própria vida segundo a mensagem do Evangelho num contexto comunitário.

Os Cursilhos têm sido uma resposta eficaz às novas exigências da evangelização e enquadram-se plenamente nos critérios de eclesialidade indicados na exortação apostólica Christifideles laici.

Apesar das origens católicas, o êxito da metodolodia do Cursilho fez com que fosse adotado integralmente pela Igreja Anglicana e pela Igreja Presbiteriana, além de inspirar movimentos similares em outras igrejas tradicionais.

0 comentários:

Postar um comentário