Semana Missionária 2013

Saiba mais informações sobre a participação de jovens estrangeiros.

5ª Jornada Diocesana da Juventude.

Confira as fotos da 5ª JDJ em Terra Boa.

Campanha da Fraternidade 2013.

Cartaz é divulgado pela CNBB.

Escola Diocesana de Líderes

Setor Juventude realiza capacitação para as juventudes com especialistas.

Camiseta Oficial

Camisetas da delegação da Diocese para a JMJ já estão prontas.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Documento 85 da CNBB "Evangelização da Juventude - Desafios e Perspectivas Pastorais"


Na Assembléia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB -, realizada no mês de maio de 2007, os bispos discutiram e aprovaram um importante documento que trata da evangelização da juventude. O título do documento é Evangelização da Juventude - Desafios e perspectivas pastorais. Leva o número 85 porque é a 85ª publicação pela Editora Paulinas da CNBB


Este documento é de leitura obrigatória a todos àqueles que de alguma forma contribuem ou lideram trabalhos de evangelização da juventude em suas mais diversas realidades como pastorais da juventude, movimentos leigos (RCC, vicentinos, focolares) , congregações religiosas, novas comunidades, pastorais envolvidas com jovens e outros.


O Documento 85 é um documento novo que trata exclusivamente da juventude, elaborada pela CNBB e com uma ampla consulta e participação das pessoas que acompanham a juventude da nossa igreja.


O documento ainda oferece subsídios e roteiros para a inserção da juventude na igreja, como trabalhar com essa juventude e forma-la para que lea seja agente de transformação na sociedade. Além de apresentar uma proposta de evangelização por meio de 8 linhas de ação.





Para baixá-lo, clique aqui.

Paróquia São João Batista de Peabiru promove Tributo à Juventude


A Paróquia São João Batista de Peabiru promove, entre os dias 2 e 9 de outubro, um “Tributo à Juventude”. Trata-se de uma semana de atividades artístico-culturais voltadas para os jovens e adolescentes do município.

A programação começa no domingo, 2 de outubro, com a celebração da Santa Missa, às 19h30, na Igreja Matriz. Na segunda-feira, dia 3, será realizada uma Conferência na Casa da Cultura, às 19h30, na qual se pretende discutir o avanço das drogas e da violência nos meios juvenis. Na quarta, sempre às 19h30, haverá uma noite cultural na quadra do Instituto São José. Na quinta-feira, no mesmo horário e local, grandes nomes do Rock brasileiro serão interpretados pela dupla Cleber & Fernando, pelo Pároco Pe. Wagner, André Donatti (Cowboys do Asfalto), entre outros. No sábado, às 19h30 na quadra do Instituto, acontecerão apresentações com bandas de garagem. A programação termina no domingo, com uma gincana no pátio da Matriz, às 14h.

O evento, embora promovido pela Igreja Católica, é aberto aos jovens de todos os credos e ideologias. A entrada é franca.


O Setor Juventude parabeniza a iniciativa de Pe. Wagner e reforça o convite para que todos(as) prestigiem as atividades propostas. Nossas comunidades, de fato, necessitam de ações como estas que promovam a dignidade da juventude, continuamente ameaçada por situações de violência e exclusão social.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Dia Nacional da Juventude: tá chegando!

Amigas e Amigos,

Aproxima-se nossa grande festa: o Dia Nacional da Juventude (DNJ) que, em nossa diocese, será celebrado no domingo, 30 de outubro, em Barbosa Ferraz. Trata-se de um momento forte de reflexão e partilha sobre a temática “Juventude e Protagonismo Feminino”. À luz do lema: “Jovens Mulheres tecendo relações de vida” e à inspiração bíblica do encontro da Samaritana com Jesus (João 4,5-42), o Setor Juventude da CNBB nos convida a olharmos com mais carinho para a figura feminina que dinamiza nossas comunidades.

Em meio a tantas situações de morte que têm ferido os jovens de nossa região – seja pela violência, seja pela falta de oportunidades –, temos um grande sinal de vida que nos enche de esperança e coragem: a Juventude é assunto prioritário das ações evangelizadoras de nossa Igreja Diocesana. Também a Igreja no Brasil, com a expectativa da JMJ no Rio de Janeiro e da Campanha da Fraternidade 2013 sobre a Juventude, abre-nos muitas portas também por aqui. Com o apoio do CDAE, do clero e das lideranças pastorais, e com o forte incentivo de nosso Bispo Dom Francisco Javier, estamos sonhando uma realidade melhor para a Juventude. E, sem dúvida, este DNJ em Barbosa quer ser um sinal profético nesse sentido.

Por isso, contamos novamente com o empenho dos Senhores Párocos e dos(as) Coordenadores(as) de Grupos de Jovens de todas as pastorais e movimentos, para que mobilizem e incentivem seus integrantes a participarem desta celebração que é um dos principais eventos do calendário anual da Juventude. Todas as paróquias são convidadas a participar, inclusive aquelas onde não há grupos, mas que certamente há jovens inseridos nos diversos serviços da comunidade.

Entre as principais atividades do DNJ, estão previstas uma Celebração Eucarística, uma passeata, catequeses temáticas, música, dança e teatro, além da participação especial da Banda 7Sadoque, de Foz do Iguaçu. Será servido café da manhã e um saboroso almoço a todos. Para tanto, e também com a finalidade de colaborar nas demais despesas do evento (que não são poucas), será solicitada uma contribuição simbólica de R$ 3,00 por pessoa. 

Para ajudar na divulgação, lembro que está na caixinha de cada paróquia na Cúria o cartaz do DNJ 2011. Além disso, para que os jovens tenham um contato prévio com o tema, estamos disponibilizando logo abaixo um pequeno subsídio contendo o roteiro de uma celebração para a Juventude. Trata-se de uma proposta de oração comunitária elaborada com carinho pelo Setor Diocesano de Juventude para dinamizar a discussão, oração e partilha sobre o assunto que pautará as atividades do evento. Pedimos, por favor, que reproduzam este material e promovam a celebração proposta em seus grupos juvenis. Se possível, enviem-nos fotos desse momento celebrativo, para que possamos divulgá-las num site que estamos elaborando.

Para que possamos nos organizar melhor, pedimos que as paróquias confirmassem a presença de seus jovens até a quinta-feira, 27 de outubro, pelo fone 3531-3100 ou pelo celular 9947-4429. Isso é muito importante para garantirmos um encontro de qualidade.

Além disso, para facilitar a identificação, solicitamos que cada grupo venha, se possível, uniformizado. Não se esqueçam de trazer também as bandeiras dos grupos de vocês e faixas alusivas ao tema para que possamos usar durante a marcha. Já que o DNJ celebra as juventudes brasileiras, a Bandeira do Brasil também não poderá faltar.

O DNJ tem sido um momento importante para revitalizar a caminhada dos grupos de jovens nas comunidades. Não faltam, aliás, testemunhos de coordenadores neste sentido. Portanto, façamos um esforço de estamos juntos neste evento. Não devemos privar nossos jovens da celebração de seu Dia e do contato com outras experiências juvenis.

Um agradecimento antecipado aos grupos juvenis e às Paróquias Nossa Senhora das Graças e Santa Rita de Cássia de Barbosa Ferraz pelo grande empenho!

A evangelização das Juventudes é prioridade na Diocese de Campo Mourão, é compromisso sério assumido por todos. Por isso, contamos com o incentivo e apresença de todos e todas!

Nosso abraço fraterno e até lá! 

“Senhor, dá-me dessa água, para que eu não tenha mais sede!” (João 4,15)

Prof. Fábio Alexandro Sexugi
Coord. do Setor Diocesano de Juventude

Pe. Ediberto Henrique de Mecena
Assessor do Setor Diocesano de Juventude



segunda-feira, 26 de setembro de 2011

DNJ 2011 em Barbosa Ferraz - PR

É com grande alegria que Setor Juventude da Diocese de Campo Mourão – PR convida a todos e todas para o DNJ 2011 – Dia Nacional da Juventude, cujo tema é “Juventude e Protagonismo Feminino” e o lema: “Jovens Mulheres tecendo relações de vida”.

Neste ano, toda juventude diocesana se encontrará na cidade de Barbosa Ferraz, no dia 30 de outubro, a partir das 8h, com uma programação bem diversificada e preparada por uma equipe de jovens voluntários, vindos das pastorais, movimentos e novas comunidades juvenis da Diocese.

Haverá a presença da Banda 7Sadoque de Medianeira.


Vídeo promocional: